sexta-feira, 13 de julho de 2007

Kefir


Finalmente...kefir.

Há cerca de 2 anos que o meu kefir morreu e estava díficil de encontrar quem tivesse um para me dar um pouco, mas como "quem espera sempre alcança", ou "quem espera e procura sempre alcança", cá está de novo uma parte fantástica do que a natureza nos dá.

O pequeno almoço de hoje já foi feito com leite kefirado, delicioso!!!

Para mais informação sobre o que é o kefir ver:
http://www.centrovegetariano.org/Article-393-Kefir%253A%2Bo%2Belixir%2Bda%2Bvida.html
http://www.centrovegetariano.org/Article-394-A%2Bprepara%25E7%25E3o%2Bdo%2Bkefir.html

4 comentários:

eu disse...

Há 2 anos tive um, que acabou tb por morrer. Começei cheia de vontade, pois andava muito mal do meu sistema digestivo e disseram-me que fazia bem a tudo, mas depois enjoei e só estragava leite.

Márcia Catarina disse...

Olá Sónia, a mim também já aconteceu enjoar mas podes sempre optar por guardar a flor ou por fazer kéfir de água para variar.

Ana Rosa disse...

!

tenho plantas,
cultivo sementes,
2 gatas,

e porque não um Kéfir?

seguramente não é tão exigente como um tamagochi...

deve andar entre as sementes e as gatas!

bem, como é que se arranja um ser desses,
sei que crescem,
que se multiplicam,
que proliferam depois de separaçao,
só nao sei como se mantem a criatura,
o que come,
se hiberna ou não,
e como se confecciona o que ela produz,

Márcia Catarina disse...

Olá Ana,

o kéfir é também chamado de flor do Tibete, entre outros.
É uma espécie de fungo(por isso também chamado de cogumelo do iogurte)e alimenta-se de leite.
O resultado da sua acção sobre o leite é chamado de leite kefirado que se pode beber, comer com cereais, fazer batidos, cozinhar em substituição das natas e até mesmo fazer queijo creme.(eu gosto mesmo do "bichinho").
Se estiveres em PDL posso falar com uma amiga para arranjar-te um pouco e mais alguma informação sobre como se trata.

Beijinhos
Márcia