quarta-feira, 2 de maio de 2007

Durante muito tempo esta parecia-me a solução para todos os males ambientais que o nosso planeta sofria, e ainda sofre.

Os 3 R’s...

Curioso era que apesar de serem 3 só ouvia falar num, o RECICLAR. Papel Reciclado, vidro Reciclado, plástico Reciclado, metal Reciclado. Tudo se podia Reciclar.

Para mim esta era a fantástica resposta. Pegamos no “lixo” que fazemos e voltamos a integrá-lo num ciclo sem fim.

Mas, pensando um pouco mais voltar a introduzir um objecto num ciclo tem os seus custos. Custos monetários (cá está um custo sempre a ter em conta), custos energéticos (será que compensava???) e até custos ambientais, afinal de contas tinha-se de gastar água, emitir gases, no papel por exemplo usar cloro (brrr), etc.

Depois de muitas voltas dar, decidi saber afinal quem eram os “parentes pobres” da Reciclagem, afinal a família tinha 3 elementos, mas só conhecia a vedeta.

Foi assim que descobri, ou redescobri, a REUTILIZAÇÂO. Afinal de contas sempre esteve lá. Quando as roupas que não serviam à minha irmã passavam para mim estava a reutilizar, os livros de escola de alguém da família ou de vizinhos, as sobras de tecido que acabavam a cobrir as minhas bonecas, as caixas de sapatos cheias de recortes e fotografias...

Senti-me grande. Afinal este R acompanhara toda a minha vida. Só tinha de prestar mais atenção e não deixar escapar a oportunidade de Reutilizar tudo o que pudesse.

Foi a partir daqui que a minha cabeça começou a fervilhar com ideias. Para todo o “lixo” que olhava via coisas fantásticas, e ainda vejo. À vezes torna-se até difícil acompanhar o meu próprio pensamento.

Mas não me esqueci, e esforço-me por não esquecer do terceiro. REDUZIR. Pois é,

Dá sempre jeito tê-lo na ponta do cérebro, especialmente quando vamos às compras.

Seleccionar o que se compra, tendo como um dos critérios reduzir o “lixo” que vamos produzir a seguir, é essencial. Preferir um sabonete de barra a um líquido que equivale a mais uma embalagem pode ser um dos exemplos, ou então, pelo menos optar por recargas. Parar o carro e dar as voltinhas a pé (comprar o pão, tomar café, ir ao mercado, etc) reduz as emissões de gases do escape do nosso carro e...faz bem à saúde.

Opções não faltam, na realidade é só utilizar aquele que acho ser o parente ainda mais pobre e afastado dos 3 R’s, REPENSAR.

Se cada uma e um de nós Repensar alguns dos nossos hábitos e acções de certeza que este mundo será um MUNDO MELHOR.

Para algumas dicas consulte a página:

http://www.confagri.pt/Ambiente/AreasTematicas/Residuos/Documentos/residuosdocoquepodefazer.htm

Sem comentários: